Energia solar e descarbonização: entenda como se relacionam

Energia solar e descarbonização: entenda como se relacionam

Sabemos que o Brasil está entre os países que mais emitem GEEs no planeta, o que mostra quão urgente é a adoção de medidas para mitigar impactos e rumar para uma economia de baixo carbono. É nesse aspecto que a energia solar surge como uma ferramenta importantíssima para a descarbonização.

Confira neste artigo como a energia solar pode contribuir com a descarbonização e quais as principais vantagens da sua utilização.

Energia solar e transição energética

Diante dos riscos relacionados às mudanças climáticas, as energias limpas como a energia solar são essenciais para que se possa vislumbrar um futuro sustentável, que permita o equilíbrio ecológico, social e econômico de maneira efetiva. Parte daí a importância da descarbonização perante a transição energética, temática muito discutida nas décadas recentes em função da sustentabilidade.

Basicamente, a transição energética propõe a mudança de sistemas de produção e formas de consumo de energia a partir da troca de fontes fósseis, como petróleo, carvão e gás natural, por fontes renováveis e limpas.

Desta forma, alternativas como a energia solar são muito promissoras e seus resultados já podem ser visualizados atualmente.

Energia solar como solução para reduzir emissões

É válido destacar que a energia solar já é considerada uma das principais soluções para a redução das emissões de GEEs.

Além de ser “inesgotável” por prover primeiramente do sol, ela é obtida a partir da conversão da radiação solar para eletricidade, o que ocorre através de painéis fotovoltaicos instalados em indústrias e residências, gerando um impacto ambiental significativamente reduzido e, principalmente, sem que sejam emitidos GEEs.

Por isso, a energia solar é uma das soluções mais promissoras no que diz respeito à descarbonização. E não é para menos: de acordo com Agência Internacional de Energia (AIE), o uso desta fonte de energia renovável é o que mais cresce no planeta atualmente.

Além disso, segundo a IRENA (International Renewable Energy Agency, ou Agência Internacional de Energia Renovável), até 2050 as fontes renováveis de energia devem representar até dois terços da geração de energia no mundo.

Benefícios da energia solar em processos de descarbonização no Brasil

Como comentado, o Brasil é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa a nível mundial. Naturalmente, isso requer um apelo mais significativo para que incentivos públicos e privados acompanhem esta necessidade, assim como o conhecimento da sociedade seja cada vez mais notável a respeito deste importante ponto de conscientização.

Como o território brasileiro conta com alta insolação, a energia solar possui um potencial enorme para contribuir com a produção de energia nacional com impacto mínimo ao meio ambiente e sociedade.

Por ser uma fonte de eletricidade limpa, que não emite gases de efeito estufa, a energia solar pode substituir fontes de energia provenientes de combustíveis fósseis e, assim, diminuir em grande escala a emissão de CO2 e outros poluentes.

Esta fonte de energia limpa pode, também, ser instalada em diversos tipos de sistemas, sejam eles comerciais, industriais ou residenciais. Além do benefício direto para o meio ambiente de se utilizar uma fonte limpa de energia, é possível criar um cenário onde se diminua a dependência de instalações de grande porte que centralizam a produção de energia – que geralmente fazem uso de combustíveis fósseis.

Além disso, a energia solar é uma ótima alternativa para eletrificação sustentável (parcial ou completa) com o intuito de beneficiar regiões e setores que dependem de combustíveis fósseis para se manterem ativos, incluindo setores de mobilidade urbana e transporte público e processos produtivos industriais.

Tipos de energia solar

Embora a energia solar fotovoltaica seja a mais conhecida, vale a pena comentar sobre outras maneiras de se utilizar esta fonte renovável e limpa na sociedade.

Confira os principais tipos de energia solar disponíveis atualmente:

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é gerada através do uso de células fotovoltaicas, que convertem a luz solar diretamente em eletricidade. Geralmente, estas células são feitas de silício e funcionam através do efeito fotovoltaico, onde a luz solar excita elétrons nos átomos do material, gerando uma corrente elétrica.

Esta forma de energia é frequentemente usada em aplicações residenciais, comerciais e industriais, sendo uma fonte limpa e renovável de eletricidade.

Energia solar térmica

A energia solar térmica faz uso do calor do sol para aquecer água ou outro tipo de líquido para produzir vapor. Este vapor é usado para acionar turbinas conectadas a geradores de eletricidade ou fornecer calor para processos industriais e, até mesmo, sistemas de aquecimento de moradias – podendo ser aplicado também para usos comuns, como o aquecimento de água, em piscinas e ambientes internos durante estações de temperatura mais fria como outono e inverno.

Energia solar heliotérmica

A energia solar heliotérmica é também chamada de energia solar concentrada. Trata-se de uma alternativa que usa espelhos ou lentes para concentrar a luz solar em um ponto focal, onde é gerado calor intenso. Esse calor é então usado para aquecer um fluido, como óleo térmico ou sal fundido, que é usado para gerar vapor e acionar turbinas conectadas a geradores de eletricidade.

Pode ser usada em usinas de energia de grande escala e, ainda, ser complementada por sistemas de armazenamento de energia para fornecer eletricidade mesmo quando o sol não está brilhando.

Considerações Finais

A energia solar está entre as principais alternativas atuais para a construção de um futuro sustentável e pode muito bem ser aplicada a diversas necessidades, seja em termos de produtividade, instalações públicas ou moradias.

Trata-se de uma fonte de energia limpa que já vem apresentando resultados satisfatórios ao redor do mundo todo - incluindo o Brasil -, e tende a continuar se propagando como uma ótima alternativa de investimento em diversos setores.

Você pode conferir mais informações sobre energia solar e outras alternativas pró-sustentabilidade em nosso blog! Sinta-se à vontade para conferir e compartilhar nossos conteúdos com todos aqueles que valorizam iniciativas sustentáveis.